segunda-feira, 14 de maio de 2012

Rider Técnico


Boa noite!
Recebi algumas perguntas de amigos sobre Rider Técnico. O que é? Para que serve? Então resolvi escrever, vamos lá.

Rider Técnico é um documento de solicitação por parte dos músicos de todos os equipamentos e estruturas de palco à serem utilizadas em um show. Cada artista dispõe de um Rider, onde ele descreve a relação de tudo o que será preciso para realizar o show, desde modelo e marcas microfones até a estrutura de palco. Muitos perguntam, porque é preciso tudo isso? Um artista que tem várias apresentações durante o mês em diversos locais diferentes não consegue levar todos os equipamentos utilizados pelo mesmo, devido à distância, mão de obra entre outros fatores. Então decidiram locar essa estrutura em cada local em que se apresentam, a qual,  fica por conta do contratante se encarregar de organizar tudo para a realização do show. E para reunir todas essas exigências, informações e facilitar na hora de contratar uma locadora de som, palco e iluminação, enviam para o contratante o Rider Técnico que traz a relação de equipamentos chamada de Input List, Mapa de palco e Mapa de Luz e as exigências que cada artista solicita em seus shows.


Mapa de palco é o desenho do palco e seu tamanho mínimo, indica a posição de cada equipamento, ou seja, onde vai ficar a posição da bateria, a máquina de fumaça, as vias de retorno, microfones, amplificadores, etc. Com este mapa em mãos o técnico de som sabe exatamente quais ferragens, e materiais irá utilizar, nada mais e nada menos, ele vai seguir o descreve o mapa.


Mapa de Luz é o desenho, listagem e posicionamentos de todas as iluminações que serão dispostas no Grid do palco, onde cada uma delas tem uma posição fundamental. Cada artista utiliza em seu repertório musical cenas feitas com efeitos da iluminação e são elas que dão todo o charme, romantismo, alegria e emoção ao show. Imaginem você em um show sem os efeitos de iluminação artificial? Realmente não funciona! Por isso a iluminação é uma parte muito importante no cenário de um show, que tem um técnico de iluminação que cuida desde sua montagem até o monitoramento das cenas de cada música.


Input List como o próprio nome diz “lista de entrada”, especifica quantos canais de entrada serão utilizados, que efeito cada canal possui entre outros.

É através do Rider Técnico que são solicitados todo sistema de P.A que significa Public Adress que é o som de frete, é fator primordial para a locadora providenciar. Alguns Riders solicitam um sistema de P.A por capacidade de Watts de potência, outros por nível de pressão sonora, onde o som a uma distância do palco(de 25 a 30 metros) precisa alcançar um nível mínimo de 110dB por exemplo. Cada marca possui em sua particularidade uma potência singular, específica e necessária para o bom funcionamento de cada tipo de evento.

Para um bom show, o artista precisa ter um Rider Técnico de qualidade, onde disponibiliza de forma clara todos os desenhos e listas necessárias de equipamentos e exigências, para que não haja atrasos e nem uma situação inconveniente na falta de equipamentos e/ou iluminação.

Recentemente realizei um trabalho de Rider Técnico, Mapa de Palco em 3D e Mapa de Iluminação em 3D para uma dupla sertaneja aqui do Estado, que através de uma parceria de seu produtor técnico pude captar e realizar de forma clara e profissional o que almejavam. Realmente o trabalho ficou muito bom,  é o primeiro Rider Técnico com Mapa de Palco e Luz em 3D do Estado de Mato Grosso.
Aqui vão algumas imagens.

Esta é a vista frontal, como fica disposto na visão do público.


Esta é a vista da estrutura do Grid, que precisa ter altura de pé direito, profundidade e largura que chamam de boca de cena.

Este é o Mapa de palco, que dispõe como deve ficar cada equipamento e artista.

Esta vista lateral mostra onde deve ficar cada iluminação.

Este é o Mapa de Iluminação, onde cada foco de luz tem uma posição e uma função.

Espero que tenha conseguido esclarecer e ajudar.

Abraços

4 comentários: